quinta-feira, 14 de maio de 2009

A advocacia como negócio

O amigo blogueiro Ricardo Maffeis mencionou em seu ótimo blog Direito na Mídia matéria do Jornal do Commercio sobre os "ingredientes" de uma advocacia de sucesso, baseada em uma pesquisa sobre gestão e faturamento de escritórios de advocacia (http://direitonamidia.blogspot.com/2009/05/receita-do-sucesso-na-advocacia.html).
Muito interessante a matéria do Jornal do Commercio, porque mostra uma tendência que vem dos anos 90, que á da expansão e racionalização da organização dos grandes escritórios, e sua consolidação como modelo para a organização das bancas em geral - independete do tamanho e da área e atuação. A respeito dessa tendência, já escrevi há algum tempo em meu blog (http://apoliticadajustica.blogspot.com/2007/08/fuses-de-empresas-e-de-escritrios.html).
Quem conhece o meio da advocacia, sabe que o modelo de administração dos grandes escritórios virou uma referência para a organização dos escritórios em geral - e hoje, até bancas pequenas se preocupam com marketing, gestão e relacionamento com o cliente, além do que já era feito, ainda que intuitivamente, pela advocacia mais tradicional. Essa tendência acaba abrindo espaço para uma série de especialistas (em marketing jurídico, em recursos humanos, em gestão de escritórios), criando um novo mercado, paralelo à advocacia.
Resta saber como a OAB lidará, num futuro que acredito não estar tão distante, com essa tendência, tendo em vista a preocupação da entidade (expressa em suas manifestações públicas, em seu Código de Ética e nas decisões de seus Tribunais de Ética) em evitar a "mercantilização" da advocacia, em garantir a autonomia do advogado empregado e o perfil liberal da profissão.

Um comentário:

Ricardo Maffeis disse...

Caro amigo, tudo bem?
Obrigado pela referência ao Direito na Mídia, que só li agora à noite. Acabo de destacar a retomada do seu blog na seção 'um blog às quintas', depois confira lá. Os temas que você está escolhendo são muito interessantes, mantenha-se firme.
Abraços